Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em sua região. Saiba mais sobre o fascinante mundo do Discovery aqui

Dez perguntas que te farão repensar seu conhecimento sobre o Everest

Aventura
Dez perguntas que te farão repensar seu conhecimento sobre o Everest
Aventura
Dez perguntas que te farão repensar seu conhecimento sobre o Everest
DNI
Acha que sabe tudo sobre a "Montanha mais alta do mundo"? Confira nessa lista dez perguntas sobre o Everest para testar os seus conhecimentos. 
É a montanha mais alta do mundo?

A resposta é: DEPENDE. São 8848,43 m. (de gelo); 8844 m. (de rocha).

Mauna-Kea

Vulcão Mauna Kea.

Crédito: Thinkstock

Contudo, o vulcão Mauna Kea, no Havaí, pode ser considerado a montanha mais alta do mundo se levarmos em consideração a medição desde a base; são 10103 metros a partir do fundo do oceano Pacífico (5898 m. abaixo da superfície, e 4205 m. acima).

Mas então é o ponto mais alto da Terra?

ENTÃO… se o nosso planeta fosse uma esfera perfeita, o Everest, com seus mais de 8 mil metros, com certeza seria o ponto mais alto da Terra.

monte-Chimborazo

Monte Chimborazo

Crédito: Thinkstock

No entanto, como isso não acontece, o ponto mais alto é definido pela distância que tem do espaço. No caso, o monte Chimborazo, nos Andes equatorianos, é o ponto da Terra mais próximo do espaço.

Mas ela é então a mais perigosa montanha do mundo?

Definitivamente não. Apesar dos muitos riscos, o Everest está em décimo lugar no Ranking das montanhas mais perigosas do mundo. Confira outras montanhas que estão no páreo aqui.

Afinal, pertence a que país?

A montanha localiza-se exatamente na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal. Portanto, é uma propriedade comum do Nepal e da China.

Quem foi a primeira pessoa a escalar?
Edmund-Hillay-e-Tenzing-Norgay

O neozelandês Edmund Hillay e o sherpa Tenzing Norgay.

Crédito: Creative Commons

Na verdade, foi uma dupla que conseguiu o grande feito. Em 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o Sherpa Tenzing Norgay foram as primeiras pessoas a chegar ao topo da montanha. 

Quantas pessoas conseguem chegar ao cume por ano? 

A cada ano, até 600 pessoas conseguem chegar ao topo do Everest.

everest-pessoas

Crédito: DNI

Quanto custa, mais ou menos, a brincadeira de escalar o Everest? 

A experiência de escalar o Everest pode custar por volta de 75 mil dólares. 

O que acontece com o lixo?
everest-lixo

Lixo no percurso da escalada.

Crédito: AFP PHOTO/Namgyal SHERPA/FILES

O grande fluxo de turistas, aliado a uma falta de estrutura para tanta demanda rendeu ao Everest a alcunha de montanha mais suja do mundo. Pacotes de comida, galões de oxigênio e até dejetos acumularam-se (e ainda se acumulam) no local durante os anos de exploração. 

Atualmente, quem deseja chegar ao topo do Everest deve trazer na descida para o acampamento base 8kg de resíduo. Caso contrário, o alpinista não consegue resgatar o dinheiro do seguro.

E com os corpos?
everest-corpos

Crédito: DNI

Não sabemos exatamente quantas pessoas já morreram tentando alcançar o topo do Everest, mas as estimativas chegam a mais de 250 pessoas. Devido às dificuldades de acesso ao local, mais de 200 corpos de montanhistas mortos na aventura permanecem na montanha. 

Como assim tem ARANHA?
everest-aranha

Aranha Euophrys omnisuperstes

Crédito: Gavin Maxwell/naturelp.com

Pois é, além dos perigos causados pela grande altitude e pelo frio cruel, a montanha ainda conta com uma surpresinha inimaginável: tem aranha. A espécie Euophrys omnisuperstes tem sido observada por alpinistas, que encontraram o bicho em até 6700 m. de altitude.

Assista a "Sherpas: A Vida no Everest" no domingo, 24 de abril, às 23:10, no Discovery, e saiba mais sobre o documentário.
Comentários Ver mais comentários